Entender as necessidades e lidar com os mais variados públicos são habilidades essenciais para qualquer empreendedor. Às vésperas do Dia do Orgulho LGBTQIA+, celebrado em 28 de junho, o Sebrae Pernambuco convida os donos de pequenos negócios a refletirem sobre a importância de trabalhar a inclusão e o respeito às diferenças.
O assunto será amplamente discutido em palestras e rodas de conversa na edição deste mês do projeto “Quartas de Sucesso”, que traz como tema “Empreenda e cresça com Orgulho”. O encontro será na próxima quarta-feira (26), das 14h às 18h, na sede do Sebrae/PE (Rua Tabaiares, 360, Ilha do Retiro, Recife). Os interessados podem se inscrever gratuitamente na Loja Virtual do Sebrae/PE.
A programação do evento é composta por três palestras e uma roda de conversa, focadas em estratégias para tornar empresas mais inclusivas, seja entre os seus colaboradores ou com relação ao público-alvo. Temas como comunicação, marca, diversidade e inclusão e seus impactos nos pequenos negócios, diversidade como ativo de negócios e a importância da diversidade na gestão estratégica das empresas estarão no centro do debate.
Durante o encontro, o público também terá acesso a alguns cases de sucesso de negócios que fazem a diferença, como o da Escola Encontro, que atua há 41 anos com educação infantil no Recife e é referência pela excelência na abordagem sócio-construtivista. O estabelecimento recebe crianças e famílias diversas desde a sua fundação, contribuindo com a formação de sujeitos mais atentos a si mesmos e aos outros e abertos às diferenças.
“É imprescindível que os empreendedores pensem a diversidade, equidade e a inclusão de forma estratégica, porque ela promove uma vantagem competitiva inovadora e que também reverbera no faturamento. Mas não é só isso, pois há um impacto social importante e que reflete as mudanças culturais em curso, por meio das quais grupos minoritários ganham protagonismo. Como empreendedor, pensar em respeito à diversidade e inclusão é algo estratégico e que não deve ser uma preocupação apenas das grandes empresas”, destaca Omero Galdino, analista do Sebrae.
As pautas identitárias e afirmativas ganharam força na última década. Consumidores estão mais conscientes dos seus direitos e cobram da sociedade e das empresas posturas de respeito e valorização das diferenças. Com isso, novas oportunidades de negócios surgem e marcas se diferenciam no mercado. “Quando falamos de respeito, falamos da possibilidade desse consumidor ser bem recebido, sem sofrer barreiras, sem ser ofendido ou diminuído pela sua condição e também ser ouvido pela marca, sem a impressão dele estar sendo usado como uma ferramenta de retorno financeiro para a empresa”, pontua Omero.
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