O GSH Banco de Sangue Hemato enfrenta uma queda preocupante nos estoques sanguíneos típica do período de férias de julho. Durante o mês, muitas famílias aproveitam para viajar, resultando em uma diminuição significativa no número de doações.
Atualmente, os estoques das bolsas de sangue da instituição estão 70% abaixo do nível ideal, um índice considerado crítico. Todos os tipos sanguíneos são necessários neste momento, porém, os tipos O-, O+ e A- são os que estão mais em falta. O GSH Banco de Sangue Hemato atende a 11 hospitais no estado, fornecendo hemocomponentes aos pacientes que estão internados e precisam de transfusão para se recuperarem.
As condições climáticas do inverno já representam um desafio adicional para manter as reservas de sangue, uma vez que o clima chuvoso desta época aumenta a incidência de doenças infecciosas, como dengue e diarreia, o que pode desencorajar potenciais doadores e torná-los inelegíveis para doação.
Para ajudar, é importante:
Doar Sangue: Uma única doação pode salvar até quatro vidas. Os cidadãos saudáveis, que estejam aptos para doação, podem visitar o Banco de Sangue e fazer sua contribuição.
Mín. 26° Máx. 28°