O filme “A Torre de Itapetim” foi selecionado para o International Festival of Ethnological Film 2025, com recomendação Embaixada do Brasil na Sérvia e da curadoria do festival. O evento, previsto para o segundo semestre do próximo ano, contará com a presença do diretor Jefferson Sousa, cujos custos de participação serão cobertos pela Embaixada do Brasil e pelo Festival. Além da exibição, o cineasta participará de um painel com cineastas de diversos países para discutir a etnologia nas culturas populares.
O documentário “A Torre de Itapetim”, dirigido por Jefferson Sousa e produzido por José Robernito, explora a rica e entrelaçada relação entre a cidade de Itapetim, no Sertão do Pajeú de Pernambuco, e a sua Igreja Matriz de São Pedro, cuja torre imponente é símbolo de história, fé e identidade. Com relatos do Padre Jorge Dias e do historiador Tontonho Machado, o filme desvenda a influência da construção da torre não apenas na arquitetura e religiosidade, mas no próprio crescimento social, econômico e cultural da cidade. Ao entrelaçar memórias e imagens de arquivo, o filme revela uma Itapetim onde cada habitante possui uma história, uma verdade própria sobre o valor da torre, num testemunho de que essa construção vai além do concreto: ela é poesia viva, um legado contínuo de pertencimento e amor à cidade e à sua história.
FICHA TÉCNICA:
Produção, roteiro, direção, locução, montagem e produção executiva por Jefferson Sousa | Produção, roteiro e montagem por Benito Lima | Elenco com Antônio Machado Filho e Padre Jorge Dias | Música por Lish Grooves | Auxiliar de produção por Bernardo Ferreira | Design de distribuição por Gabriel Andrade | Acessibilidade: legendas descritivas em português e inglês por Vivi Maria || Este filme contou com o incentivo da Lei Paulo Gustavo 2023, via o Edital Joãozinho Fotógrafo, de Itapetim-PE.
Pré-estreia: Em 30 de outubro, às 19h, o filme terá sua pré-estreia na EREM Teresa Torres. O público prioritário será composto por estudantes e professores da instituição. Na mesma ocasião, serão exibidos outros dois filmes em pré-estreia: “Sítio Mandacaru: Reduto da Vida Selvagem”, com direção de Cassio José e produção de Jefferson Sousa, e a animação “Contos Populares: Itapetim”, dirigido e produzido por Jefferson Sousa e Vinícius Alan.
Mín. 25° Máx. 28°