A vereadora do Recife pelo PT, Liana Cirne, denunciou nesta segunda-feira, 4 de novembro, que alunos de diversas escolas municipais estão ficando sem aula devido ao déficit de professores na Rede. Entre os pontos apresentados pela parlamentar, está a falta de profissionais que substituam os professores durante a aula-atividade, que ocorre nos dias em que o professor titular está na formação, pelo menos um dia na semana.
“Nossas crianças estão sem aula. Não estamos falando de um problema pontual ou que ocorre excepcionalmente. Estamos falando de uma crise estrutural na educação do Recife. Pelo menos 20% da carga horária não está sendo cumprida, não porque os professores estão faltando, mas porque estão faltando professores. Os alunos estão voltando para casa sem aula”, disse Liana Cirne.
A vereadora contou que de 58 escolas pesquisadas pelo Simpere, 70,7% está com cadeiras vagas, ou seja, turmas sem professor. Para cobrir essa vacância, os professores temporários - CTDs - estão sendo chamados a assumirem turmas de modo definitivo, o que acaba gerando um outro problema: a ausência de CTDs para substituição dos professores em aula-atividade, enquanto os professores regentes estão participando de formação, o que ocorre uma vez por semana, por exigência de lei federal.
Liana ressaltou que existe um cadastro de reserva com professores aprovados em concurso público que deveriam ser chamados para assumir as turmas de cadeiras vacantes. São 723 professores de nível I (até 5o ano) e 228 de nível II, apenas aguardando sua convocação.
Mín. 26° Máx. 28°