Nesse domingo (8/12), o Hospital Metropolitano Pelópidas Silveira (HPS), localizado no Curado, Recife, comemora 13 anos de assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre a inauguração, em 2011, até o último mês de outubro, o serviço da rede estadual de saúde realizou mais de 170 mil atendimentos de urgência e emergência, 280 mil consultas ambulatoriais (médicas e multiprofissionais), 25 mil cirurgias e procedimentos de hemodinâmica e 12 mil atendimentos no Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). A unidade, gerida pela Fundação de Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH), é a primeira no Brasil com foco exclusivo em cardiologia, neurocirurgia e neurologia.
Só nos primeiros dez meses deste ano, o HPS fez mais de 24,7 mil atendimentos na emergência. Ainda foram realizadas mais de 20,3 mil consultas ambulatoriais com médicos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas; e 2 mil cirurgias e procedimentos de hemodinâmica intervencionista.
“O HPS é um serviço de alta complexidade que atende casos de emergência e continua prestando assistência ao paciente de forma ambulatorial, auxiliando no processo de recuperação. Buscamos constantemente ações que possam melhorar e humanizar o atendimento aos nossos usuários, além de garantir maior eficiência para o sistema de saúde do Estado”, afirma o diretor geral do HPS, Pedro Correia.
Neste ano, a unidade realizou diversas ações para qualificar e humanizar a assistência. Entre os projetos, sessões de cinema com pacientes internados em UTI, garantindo um momento de distração e de desconexão com a hospitalização, além de reduz o estresse, melhora o humor e ajudar na adesão ao tratamento. Há, ainda, passeios terapêuticos e banho de sol com os pacientes pela área externa da unidade.
Mín. 25° Máx. 28°