Pernambuco ocupa a terceira posição no Nordeste e a 13ª posição no Brasil na geração de energia solar distribuída. Para impulsionar ainda mais esse crescimento, a Associação Pernambucana de Energias Renováveis (Aperenováveis) iniciou uma série de eventos ao longo de 2025, visando fortalecer o setor e atrair novos investimentos.
O ciclo de debates começou com um encontro na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Serra Talhada, no Sertão do Estado, no último dia 6 de fevereiro. O evento, considerado extremamente positivo pela organização, contou com a presença de empresas que se destacam no mercado promissor, incluindo Salgueiro, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira. A presença das principais empresas da área foi um indicativo claro do comprometimento do setor com a expansão das energias renováveis.
Rudinei Miranda, presidente da Aperenováveis, destaca a importância desses encontros. "Estamos tratando com empresas grandes, de referência no Sertão pernambucano. Elas são os pilares da maior quantidade de usinas instaladas na região. Isso é muito positivo, pois mostra a adesão do setor às energias renováveis", afirmou.
Agenda segue para Petrolina (20/02):
Polo do agronegócio, com as culturas irrigadas, principalmente a fruticultura e as vinícolas, no Vale do São Francisco, Petrolina, no Sertão de Pernambuco, vem se consolidando como uma das principais fontes do setor verde do país, ocupando a 18ª posição no ranking nacional de instalações fotovoltaicas. E é ela a próxima parada da Associação Pernambucana de Energias Renováveis, no dia 20 de fevereiro (quinta-feira).
Mín. 26° Máx. 30°