Em prol de promover a inclusão social, a produtora Refresco Elétrico Cultural está realizando a formação em audiovisual, através do projeto "Por Trás da Cena", para jovens atendidos pela Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco (Funase). A iniciativa ocorre no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Garanhuns, até hoje, 28 de fevereiro, e visa despertar o potencial criativo dos participantes, incentivando-os a se tornarem protagonistas de suas próprias histórias.
A formação gratuita acontece pela primeira vez na unidade e está em desenvolvimento desde o dia 17 de fevereiro. Serão 45 horas de capacitação, envolvendo cerca de 20 jovens que terão a oportunidade de se envolver em todas as etapas de criação de um curta-metragem, desde a concepção até a execução. A produção será totalmente idealizada, dirigida e encenada pelos próprios participantes, refletindo suas perspectivas, sonhos e emoções. Ao final, todos receberão certificados de participação e o curta será exibido não apenas na unidade, mas em festivais de cinema no Brasil e no exterior.
Durante o processo formativo, os participantes irão explorar temas como: a comunicação como profissão, noções básicas de roteiro, com ênfase na estruturação e metodologia. Através de teoria e prática, irão desenvolver enredos, trabalhar no roteiro, experimentar planos de filmagem, aplicar conceitos artísticos na criação de personagens, cenários e figurinos. A formação também inclui técnicas de enquadramento, exploração de espaços e captação de som, proporcionando uma visão completa do processo de produção audiovisual.
Mín. 26° Máx. 30°