Com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) está prestes a vivenciar uma transformação significativa em sua capacidade de pesquisa e tratamento oncológico. A instituição foi contemplada com um investimento total de R$ 13,2 milhões, proveniente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), viabilizando a criação do Centro Integrado de Pesquisa Clínica e Translacional em Oncologia da instituição. Com este investimento, Pernambuco dará um salto significativo na produção de conhecimento científico e desenvolvimento de tratamentos inovadores.
Esse aporte financeiro, com a liberação inicial de R$ 9,3 milhões, faz parte do programa Pró-infra Centros Temáticos - FINEP, programa para recuperar e expandir a infraestrutura de pesquisa do país. O projeto ambicioso inclui a expansão do Centro de Pesquisa Clínica já existente e a implantação do Laboratório de Pesquisa Translacional em Oncologia, o que aproxima o HCP da realidade de outras instituições brasileiras de referência na pesquisa oncológica, tornando o Brasil mais competitivo no cenário internacional. “É um momento histórico para Pernambuco. Esta iniciativa fortalecerá ainda mais o ecossistema de inovação na saúde do estado, abrindo novas perspectivas para pacientes e pesquisadores. Esse incentivo federal reforça o compromisso do governo em integrar ciência e saúde, promover o desenvolvimento regional equitativo e colocar a ciência a serviço da população", descreve Dr. Felipe Bonifácio, superintendente de Ensino e Pesquisa. A obra terá início ainda no primeiro semestre de 2025 e tem previsão de conclusão em um ano.
Em 2025 o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) comemora oito décadas de atuação como a principal referência no tratamento oncológico do estado. Trata-se da única instituição de Pernambuco com atendimento 100% SUS e exclusivamente oncológico, um modelo adotado por apenas outros três hospitais em todo o Brasil.
Atualmente, o hospital é responsável por cerca de 50% de pacientes com câncer em tratamento através do SUS em Pernambuco. Reconhecido como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), o HCP oferece um leque completo de serviços, que inclui quimioterapia, radioterapia, cirurgias, acompanhamento médico e multidisciplinar, com foco na reabilitação e qualidade de vida dos pacientes.
Mín. 26° Máx. 30°