Com o propósito de transformar a Mata Sul do estado em um polo de oportunidades e bem-estar, o Sebrae Pernambuco lança, nesta quarta-feira (19), a Agenda de Desenvolvimento Regional – um plano estratégico para o território com foco nos próximos cinco anos, construído de forma colaborativa por 39 líderes de nove municípios.,
O documento é o principal resultado do Programa LIDER - Liderança para o Desenvolvimento Regional, desenvolvido ao longo do último ano pela instituição na Mata Sul. O evento será às 18h30, no Hotel Sesc Guadalupe, em Sirinhaém, reunindo prefeitos e secretários dos municípios participantes, além de outras autoridades, empresários e representantes da sociedade civil. A governadora em exercício, Priscila Krause, é uma das presenças confirmadas no encontro.
O conteúdo apresenta macro-objetivos, diretrizes e estratégias de médio e longo prazo para impulsionar a prosperidade econômica e a sustentabilidade da Mata Sul pernambucana. "A Agenda LIDER propõe um modelo de atuação para o território a partir da identificação e a execução de iniciativas públicas e privadas, definidas de forma conjunta por lideranças de diversos setores da sociedade. Entre os próximos passos do programa, há também a instalação de uma Governança Regional representativa, ativa, articuladora e institucionalizada, que congrega os setores público e privado e o terceiro setor", explica o superintendente do Sebrae Pernambuco, Murilo Guerra.
A construção da Agenda de Desenvolvimento Regional - Mata Sul teve a participação efetiva de lideranças dos municípios de Água Preta, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Palmares, Primavera, Ribeirão e Xexéu. O grupo formado por representantes dos segmentos empresarial, sociedade civil organizada e gestão pública dessas localidades se reuniu em oito encontros realizados a partir de abril do ano passado. Desde então, tem atuado de maneira unificada no esforço de executar transformações assertivas e inovadoras para a região a que pertencem.
Mín. 26° Máx. 28°