Nesta quarta-feira (02), o mundo se une para reforçar a importância da inclusão e do respeito às pessoas no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com o objetivo de ampliar essa mensagem e transformar informação em ação, o Espaço Vida Multiterapias promove no próximo sábado seguinte (5), um passeio de catamarã pelas águas dos rios Beberibe e Capibaribe, no Recife. O evento vai reunir cerca de 100 pessoas, entre pacientes, familiares e profissionais que atuam clínica, além crianças atendidas pelo Instituto Amor Pelo Que Faz (IAPF), proporcionando um momento de lazer e interação em um ambiente acolhedor. O passeio está marcado para às 16h.
Além de ser um momento de inclusão, o passeio é um convite à reflexão sobre a necessidade de tornar a sociedade mais acessível e respeitosa para todos. A atividade integra a programação da Semana de Celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, reforçando o compromisso com a disseminação de informações e a construção de um futuro mais inclusivo. “O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é um momento de reflexão e luta. Não é um dia de festa, mas de conscientização, um dia para lembrar que o autismo não é uma condição que deve ser romantizada, mas uma realidade que exige respeito, compreensão e, principalmente, ação”, destaca a neuropsicóloga Monique Melo, diretora do Espaço Vida Multiterapias
“Cada indivíduo no espectro é único, e isso significa que as necessidades e as formas de apoio variam. No entanto, o que é comum a todos é a luta diária para conquistar um lugar na sociedade, que muitas vezes ainda é marcada pela ignorância, pelo preconceito e pela falta de recursos adequados”, pontua Monique Melo.
Mín. 26° Máx. 28°