Uma nova operação de transporte de um transformador de energia de grande porte está programada para esta quinta-feira (1º), com saída às 5h do Km 94 da BR-101, no Cabo de Santo Agostinho. O equipamento seguirá em direção a Nova Palmeira, na Paraíba, com trajeto realizado por via terrestre. A logística será coordenada pela empresa Saraiva Equipamentos, especializada em cargas indivisíveis e de grande complexidade. A ação foi organizada em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), visando segurança e fluidez no trânsito. O planejamento da data e horário de saída considera o feriado do Dia do Trabalho, quando o fluxo de veículos tende a ser menor, facilitando a movimentação do comboio.
A operação repete o formato da primeira missão, concluída com sucesso no início de abril, envolvendo transporte semelhante com escolta e suporte técnico ao longo do percurso. O trajeto de pouco mais de 380 quilômetros será feito novamente por um comboio com 114 metros de comprimento, 6,90m de largura e 5,20m de altura, se deslocando a uma velocidade média de 5 a 6 km/h, com passagem pelas rodovias BR-101, BR-230 e PB-177. O transformador, que sozinho pesa 250 toneladas e mede 11,2 metros de comprimento, 4,2 metros de largura e 4,5 metros de altura, será transportado sobre uma base especial composta por 44 eixos e 388 pneus.
Ao todo, cerca de 600 toneladas estarão em movimento ao longo do percurso. A operação deve levar aproximadamente 20 dias e contará com a atuação de 21 profissionais da Saraiva Equipamentos, 32 da Polícia Rodoviária Federal de Pernambuco, 12 da Polícia Rodoviária Federal da Paraíba, 4 da Polícia Militar de Pernambuco e 26 da Polícia Militar da Paraíba e do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba, garantindo a segurança viária em trechos urbanos e intermunicipais.
O serviço é resultado de um planejamento logístico minucioso realizado pela Saraiva Equipamentos desde novembro de 2024, que também foi responsável pelo transporte do primeiro transformador. Para esta nova missão, a empresa preparou uma estrutura com 5 caminhões cavalos mecânicos, 1 caminhão de borracharia e manutenção, viga hidráulica e uma base adaptada para suportar a carga de grande dimensão.
“A operação é bastante desafiadora, especialmente por envolver manobras complexas em trechos críticos, fluxo de trânsito e, acima de tudo, a preocupação constante com a segurança da equipe e da população ao longo do trajeto. Assim como no transporte da primeira carga, essa segunda operação vem sendo cuidadosamente planejada desde o ano passado. Realizamos estudos detalhados de geometria viária, análise estrutural de pontes e viadutos, tudo desenhado com precisão. Contamos com o apoio essencial da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, DNIT e DER, parcerias fundamentais para o sucesso da missão. A primeira carga foi entregue com total segurança, sem avarias ou incidentes, e seguimos com o mesmo compromisso para que essa nova etapa também seja concluída com excelência”, destaca Theo Morais, engenheiro de operações da Saraiva Equipamentos.
A primeira operação, iniciada no dia 15 de março de 2025, ganhou repercussão nas redes sociais e nas cidades por onde o comboio passou. Em diversas localidades de Pernambuco, como Abreu e Lima e Igarassu, moradores se reuniram à beira das rodovias para registrar a passagem do transformador e até organizaram eventos para acompanhar o deslocamento, um feito logístico que virou um verdadeiro acontecimento.
Seguindo os moldes da operação anterior, o transporte em território pernambucano será realizado durante o dia, com paradas ao final da tarde para descanso da equipe e controle logístico, e na Paraíba, durante a noite, com exceção do trecho que vai de Campina Grande até o destino final, no município de Nova Palmeira (PB), que será feito durante o dia. Ao longo do percurso, estão previstas mais de 40 paradas estratégicas, definidas com base em um planejamento minucioso que considera intervalos de 30 km ou as necessidades que surgirem durante a operação.
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