A Hapvida oferece exame de genotipagem do HPV com tecnologia de ponta para detectar subtipos de baixo e alto risco, associados ao câncer em diferentes regiões do corpo, como colo do útero, vagina, ânus e orofaringe. O teste é realizado nos Núcleos Técnicos Operacionais (NTOs), com equipamentos de biologia molecular que garantem resultado em poucas horas.
“A técnica identifica o genótipo do vírus, o que permite um plano terapêutico personalizado”, explica Cidéria Costa, diretora da Medicina Diagnóstica. Estima-se que mais de 12 mil exames sejam realizados até o fim de 2025.
Segundo o INCA, o câncer do colo do útero é o terceiro mais comum entre as mulheres no Brasil e tem 99% dos casos ligados ao HPV. Apesar de prevenível com vacina e exames regulares, ainda provoca cerca de cinco mil mortes por ano.
O ginecologista Leonardo Coelho reforça que o rastreamento deve começar aos 21 anos, mesmo sem sintomas, e pode ser antecipado caso haja sinais como sangramento anormal, dor ou corrimento com odor.
Mín. 23° Máx. 26°