A Companhia Ser Educacional, por meio da Diretoria de Governança Ambiental e Social e da UNINASSAU Recife, lança mais uma iniciativa com foco no combate à violência contra a mulher. Dessa vez, a parceria é com a rede Teletaxi Recife. No dia 26 de maio, às 14h, no bloco B da Instituição de Ensino Superior, ocorre o lançamento do Projeto Cadeira Vazia ao Volante, com a participação de 100 motoristas de táxi.
A iniciativa pioneira pretende capacitar os motoristas para eles atuarem na prevenção e no enfrentamento à violência contra a mulher no transporte urbano, demonstrando engajamento nessa luta. O projeto integra o Programa Ser Mulher e busca transformar os táxis em espaços seguros. A ação conta com cursos gratuitos, oferecidos via plataforma GoKursos, de formação e sensibilização baseados no Protocolo Violeta. Os módulos abrangem desde noções legais até orientações práticas de como agir diante de situações de assédio, importunação sexual ou outras formas de violência.
Além da capacitação, os motoristas recebem encostos de cabeça para os táxis, coletes e adesivos com a identidade visual do projeto e o termômetro de violência contra a mulher, que demonstra visualmente como ela pode evoluir de ofensas e humilhações até agressões físicas, incluindo o feminicídio. O material também conta com um QR Code que direciona para uma cartilha digital com mais informações sobre o assunto e os canais de denúncia.
“Queremos que os motoristas de táxi se tornem agentes ativos de proteção e acolhimento. Essa é uma ação que salva vidas, informa e transforma. A meta é impactar 800 profissionais da Teletaxi, com turmas de 100 participantes, promovendo uma rede de apoio prática e simbólica no enfrentamento à violência de gênero. Essa iniciativa reforma nosso compromisso, e do nosso parceiro, com a dignidade, a segurança e os direitos das mulheres”, afirma Adriane Mendes, gerente de Governança Ambiental e Social da Ser Educacional.
No dia do lançamento, será divulgada uma hashtag para engajar motoristas, passageiros e o público nas redes sociais. “Esta parceria com a Ser Educacional e a UNINASSAU nos coloca na vanguarda da luta contra o feminicídio. A Teletaxi Giro será a única empresa do Brasil a participar dessa iniciativa pioneira. Nosso foco central é aprimorar a comunicação e o acolhimento oferecidos às mulheres. Para concretizar esse objetivo, nossos motoristas participarão de cursos de capacitação, os tornando aptos a prestarem um atendimento sensível e qualificado ao público feminino, além de torná-los aliados na causa do combate à violência de gênero. Isso demonstra nosso compromisso com a segurança e o bem-estar das mulheres”, comenta Nivaldo Cavalcanti, presidente da empresa.
Mín. 23° Máx. 26°