O mês de maio, por tradição cristã, é dedicado à Virgem Maria. Trata-se de um período profundamente simbólico para a Igreja, no qual se intensificam as orações, as celebrações e os atos de amor à Mãe de Jesus. Em comunhão com a Arquidiocese de Olinda e Recife, o Colégio Marista São Luís realiza, nesta sexta-feira (30/05), sua primeira Procissão e Catequese Mariana, reunindo estudantes, famílias e paroquianos em um ato público de devoção a Maria.
Aberta aos fiéis, a concentração será em frente à Paróquia Nossa Senhora das Graças, com início previsto para as 18h30. Com a presença confirmada do arcebispo Dom Paulo Jackson, a programação contará com momentos de espiritualidade, acolhimento e cânticos. Em seguida, os fiéis seguirão em caminhada até o colégio, com duas paradas ao longo do trajeto, onde serão apresentadas cenas marianas no formato Tableau Vivant — uma representação artística silenciosa e simbólica de passagens da vida de Maria.
O percurso será concluído no Colégio Marista São Luís com a apresentação do espetáculo “Maria Mulher Peregrina”. Logo após, ocorrerá a tradicional coroação de Nossa Senhora, momento que expressa o amor e a devoção do povo cristão àquela que é exemplo de fé e entrega. A expectativa é reunir cerca de 500 pessoas entre estudantes, educadores, famílias e fiéis da comunidade.
Para o Assessor de missão, Yves Justino, Coordenador pela pastoral do colégio, esse é um momento que fortalece a vivência mariana e os laços entre escola e Igreja: “Vai além de uma atividade escolar. É uma experiência de fé e de união. A presença dos fiéis da comunidade junto aos nossos estudantes reforça o sentido de pertença e nos ajuda a caminhar com Maria e, por meio dela, com Cristo.”
Maio: um mês inteiro dedicado à Maria
A devoção do Mês mariano chegou ao Brasil por meio da ação evangelizadora dos jesuítas e, com o passar do tempo, foi sendo incorporada à religiosidade popular, especialmente nas comunidades católicas. Celebrar Maria é reconhecer seu papel fundamental na história da salvação e buscar inspiração em sua fé, humildade e obediência. Ao encerrar o mês com essa procissão e catequese, o Colégio Marista São Luís reforça esse vínculo espiritual com Nossa Senhora, pedindo que sua intercessão continue guiando a vida de todos os fiéis, assim como o Espírito Santo a guiou.
Mín. 23° Máx. 26°