O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco promove mais um mutirão de cirurgias neste sábado (7), das 9h às 17h, dentro da iniciativa Ebserh em Ação e do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde. Serão beneficiados 20 pacientes regulados do hospital, sendo quatro colecistectomias (remoção de vesícula biliar) por videolaparoscopia, dez cirurgias orificiais e sete cirurgias de tumores cutâneos de partes moles. A internação dos pacientes se dará entre hoje e amanhã, a depender do tipo de cirurgia. O HC-UFPE é uma unidade vinculada à rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
“Os mutirões contribuem significativamente para desafogar a demanda reprimida, fortalecem o Sistema Único de Saúde (SUS) e oferecem oportunidades de aprendizado e prática para os residentes. E o maior reconhecimento desse esforço é a satisfação dos pacientes, refletida no alívio dos sintomas e na resolução de problemas de saúde que interferem diretamente em seu bem-estar e qualidade de vida”, explica a chefe da Unidade de Cirurgia Clínica, Marcella Lopes.
Mais de 50 profissionais estarão envolvidos, dentre cirurgiões, enfermeiros, técnicos de enfermagem, anestesistas, maqueiros e auxiliares de serviços gerais e residentes de cirurgia geral e de anestesia.
Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas – Da Consulta ao Tratamento é uma iniciativa do Governo Federal e do Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Ebserh. Seu objetivo é reduzir o tempo de espera nas filas do SUS, por meio da ampliação do acesso a atendimentos especializados. A ação está alinhada às diretrizes da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES) e tem como meta aumentar em até 40% o número de atendimentos realizados nos hospitais universitários federais (HUFs).
A parceria segue o mesmo modelo do “Dia E: Ebserh em Ação” realizado no ano passado, quando foram feitos nos HUFs quase 28 mil procedimentos cirúrgicos e mais de 100 mil exames, ampliando significativamente o acesso da população aos serviços especializados.