A Prefeitura de Vitória de Santo Antão realizou nos dias 25 e 26 de junho a 2ª Conferência Municipal das Cidades, um importante espaço de diálogo e construção coletiva de propostas para o desenvolvimento urbano sustentável do município. O evento, aberto ao público mediante inscrição prévia, contou com a presença maciça de moradores, lideranças comunitárias, representantes de órgãos públicos e autoridades locais.
O ato de abertura ocorreu na quarta-feira (25), com a presença de autoridades municipais e regionais, e marcou o início de um intenso processo participativo que se estendeu até a quinta-feira (26). Nesse segundo dia do evento, foram realizadas as Plenárias e os Grupos de Trabalho (GTs), que tiveram papel fundamental na análise e aprovação de propostas apresentadas pela comunidade.
Ao todo, 8 propostas foram aprovadas durante os debates e serão encaminhadas para a 7ª Conferência Estadual das Cidades, que tem como objetivo discutir e articular políticas públicas em nível estadual. Além disso, foram eleitos 6 delegados, entre representantes da sociedade civil e do poder público, responsáveis por defender essas propostas durante o encontro estadual e contribuir para os debates da 6ª Conferência Nacional das Cidades, que será realizada em Brasília.
Um dos momentos mais marcantes do evento foi a presença de Silvana Valdevino, Conselheira Titular do Conselho Nacional das Cidades e Diretora Executiva do CONAM (Conselho Nacional de Municípios), que representou o Ministério das Cidades do Governo Federal. Sua participação destacou a relevância do fortalecimento dos fóruns municipais como ferramenta de democratização e planejamento urbano.
Mín. 22° Máx. 27°