O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promove neste sábado (28), a partir das 8h, um mutirão de cirurgias urológicas para os pacientes que já estão na fila de cirurgias eletivas da unidade. Estão programados 20 atendimentos envolvendo cinco tipos de procedimentos. O mutirão faz parte da iniciativa Ebserh em Ação e do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, que objetivam ampliar o acesso a cirurgias e exames especializados, contribuindo para a redução de filas do SUS.
Serão realizadas duas nefrolitotripsias percutâneas, duas ureterorrenolitotripsias flexíveis, quatro ressecções transuretrais (sendo duas de próstata e duas de bexiga), três retiradas de duplo j e 9 vasectomias. A equipe contará com cinco urologistas, quatro residentes de urologia e dois estudantes internos, além de demais profissionais do Bloco Cirúrgico, como anestesistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentre outros.
“Mutirões como este tem como objetivo reduzir o tempo na fila de espera dessas cirurgias. A demanda no SUS é alta e poder diminuir essa fila é um ato que beneficia diretamente ao público atendido no HC, oferecendo uma melhoria de vida aos pacientes”, observa o chefe da Assistência em Urologia do HC, Fábio Villar.
O que é feito em cada uma das cirurgias deste mutirão?
- Nefrolitotripsia percutânea (ou NLPC): procedimento para remover cálculos renais grandes e complexos, que não podem ser tratados por métodos menos invasivos. É feita uma pequena incisão nas costas, pela qual o cirurgião acessa diretamente os rins.
- Ureterorrenolitotripsia flexível: cirurgia realizada com auxílio de vídeo, na qual um cateter é introduzido pela uretra até alcançar os rins, permitindo a quebra e remoção de cálculos renais.
- Ressecção transuretral: procedimento realizado para tratar problemas urinários provocados por hiperplasia prostática benigna ou tumores superficiais na bexiga.
- Retirada de duplo j: procedimento realizado para remover cateter colocado previamente nas vias urinárias para garantir o fluxo de urina após cirurgias ou tratamentos de cálculos renais.
- Vasectomia: É um procedimento cirúrgico que impede o homem de ter filhos, interrompendo o fluxo dos espermatozoides produzidos nos testículos.