A ONG Giral, com sede em Glória do Goitá–PE, realiza nesta sexta-feira, 4 de julho, a partir das 15h, a apresentação do 2º ano da quadrilha junina dos Projetos Vida Feliz e Sonhos não Envelhecem, dois pilares de transformação social da terceira idade no município. Com mais de 70 participantes, a Quadrilha Girassol que deve atrair cerca de 300 pessoas — entre idosos, familiares e equipe de artes educadores — em uma tarde de memórias afetivas, comidas típicas, forró pé-de-serra e muito amor à cultura nordestina. O evento acontecerá na Quadra Esportiva do Colégio Dom Miguel de Lima Valverde.
Os projetos Vida Feliz e Sonhos Não Envelhecem nasceram há dois anos com a missão de romper o ciclo de invisibilidade social na velhice. Desde então, vêm promovendo oficinas de dança, teatro, artesanato, rodas de conversa e práticas esportivas que fortalecem a autoestima e o sentimento de pertencimento dos participantes.
“O projeto trabalha essa questão que, mesmo na fase idosa, eles não possam parar de sonhar. A Giral objetiva um envelhecimento ativo, para que elas saiam desse isolamento social e tenham essa vida ativa como sujeito, protagonista de sua própria história”, afirma Robervânia Costa, coordenadora das ações. Em 2025, com a chegada das atividades ao distrito de Apoti, na Zonal Rural de Gloria do Goitá, além da cidade de Pombos, marcou um novo capítulo de impacto e adesão comunitária. Atualmente, são beneficiados 140 idosos na faixa etária de 55 a 80 anos.
A Quadrilha Girassol é mais que uma apresentação junina: é um grito de vida, inspiração e liberdade. São mulheres e homens que, mesmo na terceira idade, vestem-se de cor e coragem para mostrar que o tempo pode passar, mas o brilho do olhar permanece.
Em um cenário onde o envelhecimento ainda carrega estigmas, a iniciativa da Giral prova que é possível reinventar-se, sorrir e dançar ao som de um bom arrasta-pé. A festa será embalada por um autêntico trio pé-de-serra, com direito a brincadeiras, bandeirolas, milho assado e a alegria de quem viveu muito e sabe o que é um autêntico festejo junino.
A ação é um marco da cultura e da cidadania em Glória do Goitá e reforça o papel da Giral como referência em inclusão social e cuidado com o envelhecer. A cada passo ensaiado, uma memória recuperada; a cada música tocada, uma vida celebrada. A instituição atende, atualmente, mais de cinco mil pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, em dez municípios da Zona da Mata Norte, além do Recife e Região Metropolitana.
Mín. 22° Máx. 27°