Por Manu Siqueira
Fico feliz em fazer a minha estreia como colunista na Agenda News PE, esse portal que tanto gosto, do jornalista e amigo Cláudio Gomes, a quem tanto admiro. Aqui, pretendo refletir sobre alguns temas, opinar sobre assuntos importantes e discorrer sobre a beleza e a profundidade da vida.
A amizade foi o primeiro assunto que escolhi para essa conversa. Um tema que naturalmente me emociona. Como filha única, aprendi desde muito cedo a escolher minhas pessoas preferidas no mundo. Da infância, pouco restou. Uma lembrança aqui, outra acolá. Na adolescência, a turma foi aumentando, mas só alguns ficaram.
Ao longo da vida, a gente vai apurando a percepção e a energia, e vai conseguindo fazer escolhas melhores. Por isso, eu acredito que quanto mais amadurecida é essa escolha, mais acertada também será. Há de se diferenciar muito bem o colega do amigo. O colega pode ser de trabalho, de happy hour, shows, farras. Amigo também pode ser tudo isso, mas não é apenas isso. Amigo é aquele que não te abandona na doença, pelo contrário, faz uma sopinha e leva na sua casa. Amigo celebra a sua saúde, te ajuda na pobreza e comemora a sua riqueza, igual aos famosos votos do casamento.
Amigo é casa para quem só tem o relento como companhia. É o café quentinho e o cobertor com cheiro de amaciante. Tem alguns amigos que eu, sinceramente, queria morar dentro. Espanar o coração para tirar as mágoas, limpar a cabeça para a “cuca” sempre estar fresquinha e cheia de ideias brilhantes, fazer uma faxina nas angústias que teimam em se espalhar pelo corpo.
“Eu sou meu próprio lar”, diz a música, e eu concordo plenamente. Primeiramente, precisamos cuidar desse templo sagrado: corpo, mente, emocional, espiritual, psicológico, tudo junto. Depois, transbordar com os amigos, assim como nos versos da canção: “... amigo é pra ficar, se chegar, se achegar, se abraçar, se beijar, se louvar, bendizer... amigo a gente acolhe, recolhe e agasalha e oferece lugar pra dormir e comer...”.
Se você tem, ao menos, um amigo, considere-se uma pessoa feliz. Vocês não precisam concordar em tudo, podem, e devem ser, inclusive, diferentes, e ter opiniões divergentes. Acredite: isso é saudável. O que não pode ter é desrespeito, desamor, falta de olhar atento e empático. Dia desses, em uma viagem, durante uma trilha muito difícil para mim, fui amparada por uma amiga, e acreditem: só consegui completar o percurso por causa do apoio físico e emocional que ela me deu. Eu nunca vou esquecer essa cena. O resto do grupo nos deixou para trás e eu pensei: “que bom que a gente se tem”.
A travessia é muito mais suave quando se tem um amigo. Fato!Por isso, se hoje você ainda não disse “eu te amo” para algum amigo, faça isso agora! Comemore! Grite aos ventos!Dance! Celebre! Verbalize que você é feliz porque tem um amigo.
Mín. 25° Máx. 28°